quarta-feira, 7 de abril de 2010

Trips or Tripping (?!)

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

quarta-feira, 31 de março de 2010

Descobri que um leve e sutil toque nos lábios, vulgo beijo, tem ligação direta com o sonhar...


...inclusive acordado!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sinestesia

Deixando de lado essa história positivista da vida, baseada em fatos e grandes acontecimentos históricos, acordo hoje despreocupado com uma ressaca de semanas acumuladas.
O gosto de pós festa na boca ressequida, sempre vem a me lembrar, que os fatos outrora importantes, agora não passam de meras representações cíclicas de organização social.
Levanto então, com a cabeça quase explodindo, latejando, com milhões de idéias e pensamentos em revolução, loucos para serem expostos ao mundo. Olho-me no espelho e já não tenho mais aquela vontade de ser alguém. Vejo que desse todo imenso sou parte única, singular e fundamental.
Mergulhado então nesse existencialismo alcoólico e anônimo sigo tentando compreender esse mundo medíocre.

Percebo que esse admirável mundo não é nada novo.

Saio então, desse estado de coma a que fomos submetidos. Procuro encontrar novos caminhos. Reinvento-me, recrio-te. Faço minha vida, baseado em meu mundo.
Não contente de estar lúcido em meio a essa multidão de cabresto, tento alertá-los de sua estupidez. Mas como aquele que joga perola aos porcos me sinto, contando parábolas aos surdos.
Percebo, porém, que mesmo nesse mundo hostil e mediano há uma possível forma de se reinventar. Renovam-se a cada momento minhas percepções fragmentadas dessa realidade. Contudo, não é a vida que muda simplesmente. A beleza do mundo não está implicitamente nele próprio. A beleza parte dos olhos de quem se propõe a ver a vida de maneira diferente.
Assim sendo, enxergo cores onde de fato não haveria. Ouço música em meio ao transito ensurdecedor. Vejo a arte em cada objeto. É então, quando a imaginação e o conhecimento se cruzam, trazendo a inversão dos papeis. O grande se torna diminuto, e o pequeno torna-se gigantesco. Ao compreender tal fato, compreendo que sou apenas integrante de um grande elenco.
Assim, satisfeito com esse turbilhão de idéias novas e raras, sorrio. Não que o mundo mude com minha subjetivação da realidade. Quem muda sou eu, que prefiro a alegria de ver a arte na vida e no viver a enxergar o mundo em tons de cinza.Entre as viagens que faço e as pessoas que conheço me realizo, de pés descalços, com o vento batendo na cara, meditando e transcendendo. Quero poder ser tudo, quero não ser nada. E quem sabe descobrindo tudo o que não sou, consiga chegar a essência pura e simples de existir.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Quanto mais envelhecia, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava, tanto mais claramente compreendia onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida. Aprendi que ser amado não é nada, enquanto amar é tudo (...).

O dinheiro não era nada, o poder não era nada. Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz.

A beleza não era nada. Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar de sua beleza.

Também a saúde não contava tanto assim. Cada um tem a saúde que sente.

Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que definhavam angustiados pelo medo de sofrer.

A felicidade é amor, só isto.
Feliz é quem sabe amar. Feliz é quem pode amar muito.
Mas amar e desejar não é a mesma coisa.
O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.
O amor não quer possuir.
O amor quer somente amar.

Herman Hesse

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Inversão

É só ficar 3 minutos sem respirar que você descobre que o que importa na vida não é dinheiro, e sim ar!

sábado, 9 de janeiro de 2010

{...}

Corre rápido, voa alto, vai longe. Vive, espírito livre. Seja. Deseje esperança. Não cansa. Imortal. Amoral. Atemporal. Essência. Internamente sorridente. Só. Único, singelo, singular. Vá encontra teu lugar. Não fique a vagar. Esse mundo é pouco pra tua alma. O amor é só tristeza pra você que deseja infinidades de sentimentos. Vai correndo. Corta o vento. Muda! Muda esse mundo mudo. Palavras não te servem. Só palavras não descrevem. Desarruma a frase. Troca a ordem das letras. Muda o sujeito e o verbo. Sujeite-se a mudar. Floresça em muitas primaveras. Descanse nos verões. Reflita nos invernos. E reinvente-se nos outonos. Cresça, apareça, levanta a cabeça. A vida é bela. A vida não é ele ou ela. Seja ar, terra, fogo e água. Ser feliz sem mágoa. LIBERDADE. Inventa. Afinal quem é dono da verdade? Faz aquilo que tem vontade. Você é quem quiser. Homem ou mulher. Construa histórias. A vida não é feita apenas de vitórias. Vai lá. Vai tomar o que é seu por direito. Poe pra fora o que tem no peito. Seja antítese, elipse, metáfora. O mundo está ai fora. A espera de quem estiver disposto. A sentir o vento no rosto. Sem se preocupar com desgosto. A vida é caótica, sem regras. Precisa somente existir. Felicidade, tristeza, vida. São apenas palavras. Até mesmo esse texto. Não passa de retórica. Apenas letras organizadas em seqüência. Não tem essência. A questão é subjetividade, criatividade. Reinventar é a chave. Daí surge a arte. O difícil é descobrir o caminho. Mas para tal é preciso coragem. Então vai! Porque não se trata de ganhar ou perder. Tudo é arte. E aprender é a melhor parte.

Pessoas e Reflexos!

Decepções! Por que diabos elas existem? Não sei, e caso alguem saiba me diga. Mas consegui em uma visão limitada, como todas, enxergar um pouco o por quê elas acontecem. A resposta? Te digo: Reflexos. O que? Mas como asim reflexos? Calma lá que eu explico.. Minhas decepções e provavelmente isso se aplique a de todos foram causadas por reflexos. "?" Exatamente isso. Quando fazemos algo e esperamos uma certa reação, na verdade, projetamos aquilo que gostariamos que acontecesse. Por exemplo, se dou um passo a frente o faço pois espero me locomover. Da mesma maneira, quando nos relacionamos, amor, amizade, familia, etc., agimos de certa forma e esperamos ser correspondidos da forma que imaginamos. E é justamente ai que está o tal do reflexo de que falo. Nos decepcionamos com pessoas, com situações e com tudo mais pois enxergamos a nós mesmos em outros. Na verdade, ninguém pensa igual, logo, não se deve esperar que aja igual. Criamos uma espécie de espelho na frente das pessoas e não conseguimos enxergá-las de fato. Enxergamos a nós mesmos. Se pararmos de enxergar espelhos e começarmos a enxergar as pessoas como são, e não como queremos que sejam, não nos decepcionaremos. O erro está na projeção de nós que é externada a indivíduos alheios. Hoje passei a ver pessoas e não reflexos. Não sou desesperançoso, apenas bati a cara numa porra de espelho e ele quebrou. E quando quebrou eu vi o que tinha por trás. E sabe o mais legal? não foi uma decepção quebrar o espelho. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Até porque uma hora o sol bate no espelho e se você estiver olhando pra ele o reflexo machuca seu olho. Há! Não é tão ruim pensar assim né?